Bruxismo: será que você tem essa doença? Entenda!

Com certeza você já ouviu falar, mas será que você sabe como é – ou até mesmo se você tem? O Espaço Cavasi Odontologia veio trazer algumas informações muito importantes que você deve saber!

Bruxismo: você sabe tudo sobre essa doença?”

Separamos alguns pontos para você entender tudo sobre o bruxismo e também para se prevenir.

Afinal, o que é o Bruxismo?

A doença, nada mais é, do que o “apertar” ou ranger dos dentes de forma involuntária ou semi voluntária.

Essa condição afeta muitas pessoas, atingindo cerca de 30 milhões de brasileiros – e pode acontecer até nas crianças. Geralmente, ela aparece durante o sono, já que o paciente não tem controle ao ranger ou apertar os dentes.

O paciente, em muitos dos casos, não sabe que faz essa movimentação nos dentes. Parece simples, mas esse problema pode ocasionar o desgaste precoce dos dentes e até mesmo fraturas.

A maioria dos pacientes não sabe que tem Bruxismo, e por isso é importante ir ao dentista!

Quais são as causas?

As causas exatas ainda são desconhecidas, mas alguns estudos mostram que o estresse e ansiedade excessiva podem ajudar a desenvolver o Bruxismo, e até mesmo disfunções neurológicas. 

Além dos fatores que mencionamos, algumas outras causas possíveis do bruxismo incluem:

  • Estresse emocional: situações de estresse, ansiedade, raiva ou frustração podem desencadear o bruxismo. O ato de ranger os dentes pode ser uma resposta inconsciente para lidar com essas emoções.
  • Fatores genéticos: pessoas com histórico familiar de bruxismo podem ter maior probabilidade de desenvolver o distúrbio.
  • Medicamentos: alguns medicamentos, como antidepressivos e estimulantes, podem aumentar o risco da doença.
  • Hábitos orais: roer as unhas, morder objetos ou chupar o dedo na infância são hábitos orais que podem contribuir para o desenvolvimento do bruxismo.

O que o bruxismo faz?

Por conta desses movimentos fortes da mandíbula, essa doença pode ocasionar alguns problemas:

  1. Desgaste prematuro dos dentes
  2. Sensibilidade excessiva
  3. Hipertrofia ou desenvolvimento acima do normal dos músculos da mastigação, acarretando em inflamações
  4. Dores de cabeças e de ouvido com frequência
  5. Transtornos de sono
  6. Problemas na articulação temporomandibular (ATM)
Com essa imagem, podemos comparar dentes saudáveis aos que têm o bruxismo

O Bruxismo tem alguns níveis, podendo variar de leves a graves. O ideal seria ir até o dentista para entender qual nível está para ter um tratamento mais adequado.

E também é importante a polissonografia para entendermos o grau do distúrbio.

Tipos de Bruxismo

É comum avaliarmos casos diurnos e noturnos. O diurno acontece durante o dia, e também pode ser chamado de briquismo. Nesse caso, o paciente aperta a mandíbula ou range os dentes de forma involuntária ou semi voluntária, podendo até chamar de “tique”.

O noturno ocorre durante a noite, onde o paciente faz de forma involuntária e sem perceber o que está fazendo. Ele também pode ser chamado de bruxismo noturno, mas só pode ser identificado caso alguém esteja vendo esse paciente realizando a “força” com a boca.

Também ocorre o infantil, e é mais frequente do que nos adultos. Alguns fatores podem contribuir para o bruxismo na infância: distúrbios neurológicos, hábitos alimentares ruins e fatores hereditários.

Nesse caso, ele pode ser diagnosticado até os 6 anos de idade, mas conforme a criança vai crescendo, a doença tende a desaparecer. Em bebês também pode ocorrer entre os 6 e 8 meses de vida, mas não é de tanta preocupação, pois ele desaparece com o tempo.

De forma técnica, quando se aperta os dentes, normalmente chamamos de bruxismo cêntrico. Já quando há a movimentação da mandíbula que faz ranger os dentes, se chama bruxismo excêntrico.

Quais são os sintomas?

Alguns sintomas podem ajudar a identificar a doença e buscar o tratamento antes que a situação se agrave. Fique atento se tem um ou mais, pois você pode ter essa doença!

Listamos aqui alguns sintomas mais comuns de pessoas que sofrem de bruxismo:

  1. Dor de cabeça frequentes e sem motivo aparente, como enxaquecas e cefaleias, que podem causar uma sensação de pressão na testa ou na nuca
  2. Dores na região da articulação temporomandibular
  3. Dor, zumbido ou barulhos nos ouvidos, ou até a sensação do ouvido estar tapado
  4. Tonturas, enjoo, vômitos e náuseas
  5. Nevralgias, relacionadas ao nervo trigêmeo
  6. Barulhos identificados por quem dorme com você, ressaltos e até luxações
  7. Constatação de rachadura nos dentes, ou lascas no fim dos dentes

Todos eles também podem acompanhar dores no rosto e podem também ser observados ao acordar, pois a maioria é diagnosticada durante o sono. Se você suspeita de ter algum desses sintomas ou já percebeu que seus dentes estão se desgastando, você precisa urgente ir até ao Espaço Cavasi Odontologia para o diagnóstico e iniciar o tratamento imediatamente.

Tratamento para o Bruxismo

Felizmente, temos tratamento para essa doença! Isso ajuda a evitar muitos problemas e ainda dá qualidade de vida ao paciente. Até o momento, não foi descoberta uma cura efetiva, mas temos algumas opções para ajudar nos sintomas e evitar problemas mais graves.

Depois de ir até ao Espaço Cavasi Odontologia, nossos profissionais vão atender você para fazer um diagnóstico exato do grau da sua doença e qual tipo de Bruxismo é. São feitos alguns exames complementares para ver mais a fundo a sua saúde bucal e até onde seus dentes foram afetados.

Um dos tratamentos mais indicados para o bruxismo é a placa oclusal.

Normalmente, fazemos o molde dos dentes do paciente para a placa oclusal. Ele é feito de forma individual e personalizada para que os dentes se encaixem de forma confortável e, ao mesmo tempo, evite que a situação se agrave.

A placa oclusal ajuda a evitar aquela tensão que os músculos do rosto fazem na hora de apertar ou ranger os dentes, preservando a saúde e também o bem-estar do paciente. Dependendo do caso, pode ser usada apenas na hora de dormir ou também durante o dia, mas apenas o profissional dentista vai saber dizer o mais adequado.

Em alguns casos mais graves, alguns dentes precisam ser removidos por conta do dano que o Bruxismo causou. E também algumas soluções mais comuns são a correção da posição dos dentes tortos, pois isso tende a aliviar os sintomas.

E tem como prevenir?

A resposta é sim! Muitas vezes, essa doença está associada à ansiedade, estresse e outros pontos psicológicos. Algumas mudanças saudáveis na rotina podem te ajudar a evitar ou até mesmo retardar o início da doença.

É muito importante inserir atividades prazerosas no dia a dia, como prática de esportes, algo relacionado à arte. Tudo isso ajuda a relaxar a mente e consequentemente nesse problema. 

Outro ponto que pode ajudar é a terapia, e isso na verdade é bom para todo mundo, não é mesmo? Algumas terapias alternativas também são bem-vindas, tais como meditação, yoga, exercícios de respiração e acupuntura.

Acho que tenho Bruxismo, e agora?

Não se preocupe. Ainda há tempo de cuidar dessa doença! Se você se identificou com alguns pontos desse post, é muito importante agendar sua consulta no Espaço Cavasi Odontologia. 

Nossa equipe está 100% preparada para te atender e te ajudar não só nesta doença, mas na saúde completa da sua boca.

Que tal aproveitar o momento e já entrar em contato com a gente? Para marcar sua consulta, basta clicar aqui! Será um prazer atender você e ficaremos muito felizes por ajudar na sua saúde!

Caso você já seja paciente da Cavasi no tratamento de bruxismo, deixa a sua avaliação no Google contando sua história. É super importante para nós!

Fontes:

Faça sua avaliação gratuita em qualquer uma de nossas clínicas

Clique no botão abaixo e fale agora com um de nosso atendentes e faça sua avaliação gratuita.

NÃO TEMOS CONVÊNIO OU PARCERIA COM O SUS

Se você viu algum anúncio ele é falso.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.