Dor de dente frequente por aí? Saiba o que fazer

A dor de dente é uma experiência que a maioria de nós já enfrentou em algum momento das nossas vidas. Essa sensação incômoda,  por vezes, pode ser causada por muitos problemas bucais, desde cáries simples até condições mais complexas, como a periodontite. 

Neste artigo, vamos falar sobre as principais causas da dor de dente, os sintomas associados e, o mais importante: os tratamentos que a Cavasi Odontologia tem para te ajudar a aliviar essa dor – que ninguém merece sentir.

Afinal, o que pode causar uma dor de dente?

Esse incômodo pode ser causado por diversos motivos: infecção, inflamação, retração gengival, cáries e até trauma. A dor também pode acontecer quando a dentina fica exposta, sensibilizando o nervo do dente. 

Às vezes, a dor pode irradiar de outras áreas, como a articulação da mandíbula e até mesmo áreas relacionadas ao sistema cardíaco. Se você sente alguns dos pontos a seguir, pode ser um alerta vermelho para você procurar a Cavasi:

  • Dor ao mastigar;
  • Dor que irradia;
  • Dor aguda;
  • Dor com alimentos quentes, mornos, açucarados e/ou cítricos;
  • Sensibilidade;
  • Febre e dor de cabeça;
  • Inchaço na gengiva;
  • Pressão;
  • Dificuldade para abrir e/ou fechar a boca.

Inclusive, a dor de dente pode acontecer pelo hábito de apertar ou ranger os dentes, que é comumente conhecido como bruxismo. Fizemos um artigo especial sobre essa doença que muitas pessoas têm, e se você suspeita, ele vai te ajudar a entender melhor.

Sobre as cáries dentárias

Essa é a dor de dente mais comum!

As cáries são uma das causas mais comuns de dor de dente. Elas aparecem quando a higiene bucal não acontece como deveria, e, com isso, as bactérias presentes na boca se alimentam dos resíduos de alimentos e liberam ácidos que corroem o esmalte dos dentes. 

Quando a cárie atinge a camada mais interna do dente, conhecida como dentina, a dor pode se tornar aguda e sensível.

Conheça alguns sintomas mais comuns:

  • Sensibilidade ao calor ou ao frio;
  • Dor ao mastigar ou ao tocar no dente afetado;
  • Manchas escuras nos dentes.

Felizmente, tem tratamento para cárie! Se descoberta a tempo, evita a necessidade de fazer tratamento de canal. Geralmente, o próprio dentista remove a parte do tecido que está danificado e faz a restauração com resina.

Gengivite: quando a dor vem das gengivas

Quem já teve, sabe como é ruim sentir essa dor! A gengivite é uma inflamação das gengivas causada pela acumulação de placa bacteriana. Embora a dor de dente seja mais frequentemente associada a problemas nos dentes, a gengivite também pode causar desconforto e, em alguns casos, dor.

Sintomas de Gengivite:

  • Gengivas vermelhas e inchadas;
  • Sangramento durante a escovação ou o uso do fio dental;Mau hálito persistente.

Geralmente, essa dor de dente é causada por falta de higiene bucal correta. Isso mesmo! Não escovar os dentes nem limpá-los como deveria. Por isso, é muito importante ficar atento(a) e fazer uma higienização adequada. Em casos de gengivite, os profissionais dentistas recomendam hábitos “extras” para ajudar a combater essa inflamação, como por exemplo, enxaguantes bucais especiais. 

Agende uma consulta na Cavasi para entendermos o nível do caso e até sugerir limpeza no consultório.

Sensibilidade: dor no dente ao beber ou comer

Se você sente dor de dente ao comer ou beber, você pode ter sensibilidade.

A sensibilidade dentária é uma condição que faz dos dentes mais sensíveis a estímulos como alimentos quentes, frios, doces ou ácidos ou ao escovar os dentes. Isso pode resultar em dor de dente aguda e um desconforto que incomoda bastante. 

Geralmente, acontece ao consumir esses tipos de alimento e passa em seguida. Mas é muito importante investigar a causa para entender se há algo mais grave por trás.

O tratamento da sensibilidade dentária pode incluir o uso de pastas de dente específicas, aplicações de flúor ou, em casos mais graves, aplicação de selantes ou restaurações dentárias. 

Por isso, não se automedique! Você pode prejudicar – e muito – a sua situação se usar de forma errada e o produto errado.

Se quiser saber um pouco mais sobre dentes sensíveis, clique aqui.

Dente impactado, também conhecido como a “dor do siso”

Se você não teve o siso ou já fez a extração, provavelmente não sabe a dor e o desconforto que é ter um dente “querendo” nascer. Um dente impactado ocorre quando, comumente o terceiro molar, não consegue romper completamente a gengiva (para nascer) e fica preso parcial ou totalmente.

Sintomas mais comuns:

  • Dor intensa na área do dente impactado;
  • Inchaço e vermelhidão na gengiva;
  • Dificuldade em abrir a boca ou mastigar.

Para o caso do siso, sempre indicamos consultar o dentista para analisar a extração. Na maioria das vezes o siso é necessário – e muita das vezes não tem espaço suficiente na boca. Até mesmo aparelhos podem ajudar a resolver estes casos. 

Inclusive, falamos só sobre os tipos de aparelho em um outro artigo no blog e, com certeza, isso pode te ajudar – se for o seu caso.

Sobre a periodontite

A periodontite é a evolução mais grave da gengivite, causando ainda mais a dor de dente.

A periodontite é uma forma avançada de doença das gengivas que pode levar à perda de tecido gengival e, em casos graves, até à perda dos dentes. Por isso, se houver suspeitas, você precisa ir urgente a um dentista! A dor de dente associada à periodontite é geralmente resultado da inflamação e da deterioração dos tecidos de suporte dos dentes.

Conheça alguns sintomas:

  • Sangramento gengival;
  • Dentes que parecem mais longos devido à recessão gengival;
  • Dentes soltos ou móveis;
  • Mau hálito persistente.

Ninguém quer correr o risco de perder os dentes, certo? Nem sentir esse tipo de dor! O tratamento da periodontite geralmente envolve limpeza profunda das raízes dos dentes afetados, remoção de tártaro e, em casos avançados, cirurgia periodontal. Por isso, visite a Cavasi para entender o seu caso antes de precisar passar pela remoção total dos dentes.

“Estou sentindo dores, mas não sei o que é. E agora”?

A dor de dente não deve ser ignorada, pois pode indicar problemas de saúde bucal mais graves. Se você está sofrendo de dor de dente, é muito importante procurar um dentista para avaliar e tratar a causa. 

A prevenção é fundamental, além de manter uma boa higiene oral, fazer visitas regulares ao dentista e adotar hábitos saudáveis. Se você estiver enfrentando dor de dente frequente ou tiver alguma preocupação com a saúde bucal, marque agora sua consulta clicando no link.

Nossos especialistas estão aqui para ajudar você a encontrar o alívio da dor, proporcionar tratamento adequado para o seu caso e orientá-lo sobre como manter um sorriso saudável – e sem dor. 

Será um prazer receber você por aqui!

Faça sua avaliação gratuita em qualquer uma de nossas clínicas

Clique no botão abaixo e fale agora com um de nosso atendentes e faça sua avaliação gratuita.

NÃO TEMOS CONVÊNIO OU PARCERIA COM O SUS

Se você viu algum anúncio ele é falso.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.